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Quer perder peso? Durma direito!



Você faz dieta, pratica exercícios e mantém bons hábitos. E quando vai se pesar, nada acontece. Será que o culpado não pode ser o seu sono? (ou a falta ou o excesso dele?). Dormir não é luxo, é necessidade fisiológica. Uma boa noite de sono traz benefícios incalculáveis ao seu corpo (e mente).

Quantidades insuficientes de sono afetam seus hormônios reguladores da fome, a leptina e a grelina. Quando você é privado de sono, seu corpo diminui a produção de leptina (cujo trabalho é dizer ao seu cérebro quando você está cheio e deve parar de comer), enquanto ao mesmo tempo aumenta os níveis de grelina, um hormônio que desencadeia a fome.


A falta de sono também parece afetar a utilização de glicose e gordura em seu corpo, bem como o metabolismo energético - o que pode levar a uma diminuição da capacidade de perder peso.


Seus hormônios dependem do seu relógio corporal para definir o ritmo ...


É importante perceber o quão vital é a função do seu relógio biológico interno, porque de muitas maneiras ele ajuda a regular sua saúde geral.

As funções fisiológicas de praticamente todos os organismos são regidas por ritmos circadianos de 24 horas . Seu relógio circadiano é um sistema essencial de controle de tempo, que seu corpo usa para antecipar as mudanças ambientais e adaptar-se à hora apropriada do dia. Quando operando normalmente, esse 'relógio interno' é o que acorda seu corpo pela manhã e faz você ficar com sono quando a escuridão cai.


No entanto, se você se privar do sono ou fizer refeições em horários estranhos (horários em que seu relógio interno espera que você esteja dormindo), você enviará sinais conflitantes ao seu corpo que podem confundir e desequilibrar esse sistema interno.


O sono interrompido ou prejudicado pode:


- Enfraquecer seu sistema imunológico;

- Afetar seriamente sua memória ; até mesmo uma única noite de sono ruim pode afetar sua capacidade de pensar claramente no dia seguinte;

- Aumentar os níveis de açúcar no sangue e aumentar o risco de diabetes;

- Acelerar o envelhecimento. A privação do sono envelhece prematuramente ao interferir com a produção de hormônio do crescimento , normalmente liberada pela glândula pituitária durante o sono profundo (e durante certos tipos de exercício, como os exercícios do Pico 8 ). O hormônio do crescimento ajuda você a se sentir mais jovem.

- Levar a hipertensão (pressão alta);

- Causar ou piorar a depressão;


Em contrapartida, dormir mais de sete horas também aumenta o risco de doença cardiovascular; mais de nove horas de sono resultaram em um aumento de 50% no risco.


É muito importante verificar os motivos pelos quais você não consegue dormir bem. Busque sempre acompanhamento médico. Afinal, existe algo mais importante do que saúde?




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