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Felicidade além do carnaval

 

Aproveitando a época carnavalesca do ano, o tema abordado da vez é ela, a responsável por noites tranquilas, mentes serenas e bem estar mental e corporal: a felicidade, que contagia e torna nossos dias mais leves e descontraídos. 

A felicidade é um estado de espírito, por isso ela vem de dentro. Não são as coisas e nem as pessoas os responsáveis por promover a felicidade, e sim a maneira que você encara e percebe sua vida e as oportunidades em sua volta. 

Não há escassez de evidências de que as pessoas felizes vivem vidas mais longas e saudáveis. Por exemplo, um estudo descobriu que a tendência de sempre esperar o pior estava associada a um risco 25% maior de morrer antes dos 65 anos de idade.

 

Uma revisão de mais de 200 estudos descobriu que o bem-estar psicológico positivo está relacionado com um menor risco de doença cardíaca, bem como pressão arterial mais baixa, peso corporal normal e perfis saudáveis ​​de gordura no sangue.

 

É claro que quando nos decepcionamos com alguém que confiávamos, ou perdemos um bom emprego, por exemplo, sensações tristes irão passar pela nossa mente, podendo levar a sintomas físicos, como perda de apetite, estresse, ganho de peso, insônia, etc. Mas, momentos tristes todo mundo tem. Não deixe que pequenas coisas roubem sua felicidade.

 

Esses imprevistos que aconteceram com você, pode ter lhe salvado de algo muito pior. Ou talvez isso abra caminhos para uma nova oportunidade incrível. Então, quando as coisas não vão como planejado: faça da felicidade sua prioridade. Nunca deixe de se cuidar e olhar pra frente. Permaneça, sempre que possível, com o sorriso no rosto e a paz no coração.

 

Atitudes que impedem a felicidade:
- Comparar-se com os outros;

- Ouvir pessoas negativas;

- Esquecer de ser grato (a);

- Não buscar a realização de seus sonhos.

 

Ensinamentos antigos para cultivar a felicidade: 

Aprender a  ‘ser feliz’  é um mistério evasivo para muitos. De acordo com a sabedoria antiga, é sua opinião sobre o evento que o incomoda, pois todos os eventos são neutros. Ou seja, não importa o que aconteça, mas sim a maneira que você vai pensar e agir diante das situações.

 

Segundo filósofos antigos, as estratégias de promoção da felicidade são:

- Mudar suas crenças;

- Não se preocupar com coisas que você não pode controlar;

- Aceitar a realidade;

- Ter um ritual de reflexão toda manhã e toda noite.

 

Os filósofos antigos também acreditam que a gratidão faz parte da receita da felicidade.  Os benefícios de uma atitude de agradecimento foram firmemente estabelecidos através do estudo científico. Segundo o Dr. P. Murali Doraiswamy, um especialista em saúde mental: "Se [agradecimento] fosse uma droga, seria o produto mais vendido do mundo com uma indicação de manutenção da saúde para todos os principais sistemas de órgãos".

 

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que estão agradecidas pelo que têm são mais capazes de lidar com o estresse, têm emoções mais positivas e menos ansiedade, dormem melhor e têm uma boa saúde cardíaca.

 

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) mostrou que pessoas com um profundo senso de felicidade e bem-estar apresentaram níveis mais baixos de expressão de genes inflamatórios e respostas antivirais e de anticorpos mais fortes. Isso cai no domínio da epigenética - mudando a maneira como seus genes funcionam -, desligando-os e ligando.

 

Parte da sua longevidade pode depender do DNA com o qual você nasceu, mas uma parte ainda maior depende da epigenética, sobre a qual você tem mais controle. Na verdade, a pesquisa sugere que seus pensamentos, sentimentos, emoções, dieta e outros fatores de estilo de vida exercem influências epigenéticas a cada minuto de cada dia, desempenhando um papel central no envelhecimento e na doença.

 

A prática de exercícios e as endorfinas provocam a felicidade!

 

Sempre ouvimos falar que pessoas ativas, que se exercitam são mais felizes do que as têm uma vida monótona e sedentária. A ciência explica que ao praticarmos exercícios liberamos os hormônios da felicidade (endorfinas).

 

A endorfina é um neurotransmissor e é um sistema de comunicação natural de nosso cérebro. É uma substância química que viaja através do sangue e entra em contato com outras células do corpo, provocando sensações positivas, como o bem estar. Por isso ele é considerado o hormônio da felicidade.

 

Existem em torno de 22 tipos diferentes de endorfinas, a mais famosa delas é a beta endorfina que, além de trazer uma sensação de bem estar, também alivia as dores musculares. O fato mais interessante sobre a beta endorfina, é que pesquisas recentes apontam que ela é responsável pelo combate ao câncer, assim sendo, estimular sua produção pode estar diretamente ligada com a eficácia do tratamento de alguns tipos de câncer.

 

Dicas do Doutor Doc para cultivar a felicidade:

 Que tipos de escolhas levam à felicidade? Muitos deles envolvem levar um estilo de vida saudável, porque um corpo saudável vai de mãos dadas com uma mente saudável. As pessoas felizes tendem a comer mais saudáveis, a exercitar mais e a dormir melhor do que aqueles que estão estressados ​​ou deprimidos.

 

Segundo o médico especializado em performance, bem estar e vitalidade, Doutor Doc, aqueles que classificam seu nível de felicidade como “baixo”, devem reavaliar sua noção de felicidade e buscar soluções para que sua vida tenha mais sentido, valor e alegria, não só no carnaval.

 

- Muita das vezes atendo pessoas que não estão sendo felizes porque estão equiparando a felicidade com um certo estilo de vida ou nível de materialismo. E aí acabam caindo na armadilha de pensar que "quando xyz acontecer, então ficarei feliz -. Esse é o maior erro na vida de qualquer um.

 

Doutor Doc também explica que hábitos saudáveis como: descanso, passeios e alimentação balanceada são as primeiras atitudes que todos devem tomar para encontrar a felicidade. Confira mais dicas:

 

- Praticar gratidão;

- Ajudar as pessoas em sua volta;

- Frequentar terapias e/ou aulas de meditação;

- Comer vegetais frondosos, cogumelos, gorduras saudáveis ​​e alimentos fermentados;

- Truques simples como adicionar flores frescas à sua casa, brincar com seu animal de estimação também podem aumentar os sentimentos de bem-estar.

 

“Você precisa acreditar que a felicidade é possível e que você merece. Por isso, identifique o que te faz feliz e seja a sua melhor versão”.  Doutor Doc

 

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